15 sudao homem lendo

 

1. Ore para que Deus construa seu Reino
A Lista Mundial da Perseguição mostra que o islã, historicamente, tem raízes profundas na sociedade sudanesa, incluindo tendências radicais. A população consiste em uma maioria de muçulmanos sunitas, mas o governo tem fortes laços com o xiismo. A lei sharia é a base do sistema jurídico no Sudão, por isso, abandonar o islã é um crime punível de morte. No entanto, apesar dos riscos, há uma comunidade de cristãos de origem muçulmana. Ore para que o Senhor continue trazendo pessoas para a salvação que existe nele.

2. Ore pela graça e proteção de Deus sobre a Igreja Perseguida
O governo estima que apenas 3% da população são cristãos, e estes vivem principalmente na capital cartum ou nas Montanhas Nuba. Esta comunidade de cristãos vive sob pressão do governo e de extremistas islâmicos, padrões remanescentes de uma política de limpeza étnica. A ligação entre opressão islâmica e ditadura que vive o país torna a vida dos cristãos difícil de suportar. Leis de blasfêmia são rotineiramente usadas para processar cristãos. Ore em favor da graça sustentadora de Deus sobre essa comunidade cristã e por sua proteção sobre eles.

3. Ore pelos cristãos presos por sua fé
O governo atualmente mantém presos o pastor Hassan Kodi, o cristão tcheco Petr Jasek e Abdulmonen Abdulmawla, acusados de cometerem crimes contra o estado. Em fevereiro, a justiça condenou os cristãos e os sentenciou a permanecerem na prisão por pelo menos 10 anos. Ore para que o Senhor continue sustentando esses irmãos e suas famílias e supra todas suas necessidades físicas e espirituais.  Ore para que o Senhor seja glorificado através dessas circunstâncias e leve muitos a fé pelo testemunhos destes presos.

4. Ore para que uma comunidade cristã vibrante seja formada
Agradeça ao Senhor por sua promessa de construir sua igreja apesar de todos os esforços do mundo em derrotá-la. Ore para que ele venha prover líderes fiéis, aptos a nutrir sua igreja de maneira vibrante, saudável, unida e bem-equipada para testemunhar com coragem de Cristo para seus vizinhos muçulmanos, levando a eles esperança.

5. Ore pelo governo
O Sudão tem sido governado pelo regime autoritário de al-Bashir, o qual chegou ao poder em 1989. Bashir sobreviveu a várias crises, mas permanece no poder governando com mãos de ferro. Geralmente, os cristãos sofrem as consequências. Apesar do sofrimento causado, os cristãos oram para que esse governo conheça Deus e abrace sua justiça e sua misericórdia. Junte-se a eles nessa busca.

6. Ore por sabedoria à comunidade internacional
Enquanto o governo de Barack Obama chegou ao fim com a possibilidade de uma mudança em algumas das sanções impostas contra o Sudão, o governo Trump causou ondas de choque em todo o mundo quando anunciou uma restrição de imigrantes do Sudão e outros países para os Estados Unidos por 90 dias. Ore para que os líderes mundiais tenham sabedoria em sua resposta aos vários abusos dos direitos humanos no Sudão, incluindo graves violações de liberdade religiosa.

7. Ore por um ministério frutífero
O ministério cristão tem se tornado perigoso e extremamente difícil no Sudão. Ore para que o Senhor dê discernimento e ajude o corpo de Cristo em outros países a encontrar novas maneiras para mostrar solidariedade e suporte à igreja sudanesa. Ore para que frutos sejam gerados deste trabalho.